terça-feira, dezembro 31, 2013

Vietnam - Hanoi 1. Dia


Nossa viagem ao Vietnãm começou um pouco tumultuada, nosso vôo saiu com meia hora de atraso e depois de meia hora no ar, o piloto abre o microfone e informa que o avião está com problema técnico e devemos voltar a Viena.


Eu tentei me controlar, mas não consegui e comecei a chorar bem baixinho. Isso era medo ... e pra  quem não sabe tenho um certo paniquinho de voar desde que uma amiga morreu num acidente de avião. Justamente na hora em que ele anunciou o nosso retorno me veio a história dessa amiga. Chorei, orei e sorri.

Voltamos pra Viena, aguardamos no sagão e uma hora depois decolamos rumo a Paris para nossa conexão.

Chegamos em Paris com apenas 1 hora para descer do avião e fazer a nossa troca de aeronave.
Até aí tudo bem, se não estivéssemos falando do aeroporto Charles De Gaulle um dos maiores e mais desorganizados da Europa. 


Corremos literalmente. 

E para nossa alegria, conseguimos embarcar faltando 5 min para o encerramento do check-in. A dúvida era saber se a logística conseguiria enviar as malas na mesma aeronave.
Voamos 11 horas, graça a Deus sem turbulências.

Desembarcamos e para nossa surpresa, mas nem tanto, a minha mala chegou é a do Harry não. Preenchemos toda a papelada e fomos aproveitar nossa estadia em Hanoi.

Ainda no aeroporto fomos recebidos pelo nosso guia, que irá nos acompanhar nos próximos 4 dias. 


Depois deixamos a mala no hotel e prosseguimos direto para fazer a primeira visita ao museu dos povos, com um jardim bem bonito e um pouco da cultura local.

Ao andar e fotografar por lá, aconteceu algo bem interessante; uma professora de inglês com sua classe pergunta de onde era e se poderia tirar foto com uma de suas alunas. Além de explicar a elas a importância de falar a língua estrangeira. Quando disse que era do Brasil, percebi uma certa euforia e alegria das adolescentes asiáticas.


Prosseguimos a nossa visita ao jardim e lá uma outra menina me abordou pedindo  para que pudéssemos tirar foto. Achei divertido. Provavelmente da mesma forma que as acho bonitas  bonequinhas, elas também tem sua opinião sobre mim.

Dando continuidade ao nosso passeio e conversando sobre cultura e valores descobri conversando com o guia, que aqui os vietnamitas com pele mais parda são discriminados e a maioria se esconde do sol para ter a pele clara. É algo fino e requintado... Aí aí ai olha o preconceito aí.

Bom! Finalizando essa metade de dia, queria registrar as primeiras impressões.

O ar é bem diferente. Aqui a fumaça é permanente, o sol se esconde por trás dela.

O trânsito é caótico e com muitas vespas e bikes por todos os lados. 


Já que ficaremos 4 dias por aqui e para que possamos andar sem tropeços,  Hai, nosso guia, nos ensinou a atravessar a rua. Aí que medo.

Não se pode parar, aqui pedestre vai andando e os motociclistas e demais motoristas desviando. Socorro! Hihihuhu

E como ninguém é de ferro, voltamos para o hotel e dormimos 4 horas.

A noite fomos jantar e andar pela cidade.


Foi bem interessante ver o pessoal sentado nas calçadas, comendo nas barraquinhas. Mas o que mais chamou a atenção foi ver que muitos  estavam de cócoras ou sentados em cadeirinha ou banquinho de criança. Eles são bem baixos e os bancos  minúsculos.

Outras duas coisas me chamaram bastante atenção!

Uma delas foi a quantidade de fios na rua. Eu estava andando na calçada quando de repente me deparo com um a fiação em cima da minha cabeça! Credo que susto!!!! O jeito foi registrar o lugar.

E por último vimos uma mulher com duas crianças menores de 4 anos sentadas; a menor na frente e a maior atrás ... e lá se foram sorridente ao louco trânsito Vietnamese. Que perigo!!!

Assim encerramos nossas primeiras horas na terra dos "baixinhos asiáticos". Agora vamos dormir para tentar acertar o ritmo, uma vez que o fuso horário é de 6 horas pra cima.
Beijos
Kely & Harry

Von meinem iPhone gesendet
Sent from my iPhone

Nenhum comentário: